domingo, 4 de novembro de 2012

UMA IDEIA PARA TRABALHAR A QUESTÃO DO PIOLHO EM SALA DE AULA



 ‘TCHAU
PIOLHO’




1 - IDENTIFICAÇÃO
Emeief: Patrimônio Altoé
Município: Jaguaré
Modalidade: educação infantil
Turma: 4 e 5 anos
Professoras: Ruth Vailati Fidêncio Arariba
                     Valécia Saiter Calente
                     Macárdila Sartório Casagrande
Duração: 2 semanas
Período: 03/09 a 14/09/2012

2 - TEMA: TCHAU PIOLHO


3 - JUSTIFICATIVA
A escolha deste projeto surgiu após reunião com os pais, devido observação dos mesmos, quanto à presença do inseto em grande número de crianças da educação infantil. Observando a necessidade com relação às orientações de como cuidar do próprio corpo especialmente do cabelo. Também se entende que nesta faixa etária é importante aprenderem a valorizar a vida, a saúde, a higiene e o meio onde vivem. Percebendo esta necessidade e por ser um conteúdo que deve fazer parte do dia a dia dos mesmos, neste projeto serão desenvolvidas atividades que deem noções de higiene voltadas ao cuidado direcionado ao cabelo e também do uso de determinados objetos que são de uso individual como: pentes, bonés, tiaras, entre outros.
Segundo os parâmetros curriculares nacionais (1998, p.38):
[...] o conhecimento sobre o corpo humano para o aluno deve estar associado a um melhor conhecimento do seu próprio corpo, por ser seu e por ser único, e com o qual ele tem uma intimidade e uma percepção subjetiva que ninguém mais pode ter. Essa visão favorece o desenvolvimento de atitudes de respeito e de apreço pelo próprio corpo e pelas diferenças individuais.
É importante, além dos cuidados com o cabelo, que o aluno tenha consciência de que seus cuidados pessoais nesse sentido favorecem os demais colegas, pois quando o mesmo não tem essas noções acarretam problemas que vão interferir no seu desenvolvimento e no dos colegas.

4 - OBJETIVO GERAL
Promover o cuidado diário com o próprio corpo.

5 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·         Compreender a importância da higiene pessoal como meio de manter a saúde;
·         Compreender os perigos que os piolhos e lêndeas representam à saúde;
·         Tomar consciência das atitudes que deverão ter para manter a higiene pessoal.

6 - SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM
1º dia
·         Vídeo: piolho;
·         Música: xô piolho;
·         Tentativa de escrita do nome piolho no chão com giz;
·         Desenho do piolho com tinta guache;
2° dia 
·         História em DVD: o piolho na careca do vovô;
·         Conversação sobre os cuidados com o cabelo para tratar do o piolho e garantir uma vida saudável;
·         Cartaz com produtos de higiene dos cabelos;
·         Atividade de registro da letra inicial, final e da quantidade de letras do nome de cada produtos de higiene do cabelo;
3° dia
·         Música “piolho”;
·         Cantar;
·         Escrita da música no crafit;
·         Completar a cruzadinha do piolho;
4° dia
·         História em livro: “o piolho”
·         Reflexão da história;
·         Atividade de identificar as formas de aquisição do piolho;
5° dia
        História em slides: o zé do boné;
        Desenvolvimento de uma receita caseira de combate aos piolhos com a participação das mães de alunos neste momento;
        Escrita da receita;
6° dia
        Confecção da capa do livro ‘Tchau Piolho’: com colagem das letras que formam o nome piolho.

7 - AVALIAÇÃO
A avaliação ocorrerá de forma diagnóstica, qualitativa e contínua por meio de observações e participação do aluno nos trabalhos, considerando os conhecimentos prévios dos mesmos, o objetivo geral e os objetivos específicos deste projeto, buscando identificar as dificuldades e os avanços apresentados no processo de ensino-aprendizagem, procurando adequar os procedimentos de acordo com os interesses e as necessidades das crianças.


8 - RECURSOS
Música
Cola
Crafit
Pincel atômico
Produtos de higiene pessoal
Vídeo
Chamex
Lápis de cor
Giz branco
Canetinhas
Internet
DVD
Histórias
Televisão

9 - REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA






Nenhum comentário:

Postar um comentário